terça-feira, 1 de junho de 2010

Bebendo como um Pirata!

O Rum

Como todo bom pirata sabe, o rum é uma bebida sagrada, sem ela não há vida no mar. Nada melhor de que começar a semana bebendo até cair (com moderação é claro). e para facilitar a vida dos marujos de primeira viagem, apresento-lhes os tipos de Rum que existem seguido dos Drinks mais populares.



Existem vários tipos diferentes de rum:

Light (silver, white, carta blanca ou carta prata) - É um rum transparente, usado para drinks misturados. Em geral ele tem um sabor muito suave, pra não dizer fraco.

Gold (amber, ou carta oro) - é um rum mais antigo, envelhecido em tonéis de madeira, o que dá a ele um colorido característico.

Dark Rum - Não tem nada a ver com fotografia. Também conhecido como "black rum", mais escuro ainda do que o "carta oro". É quase preto mesmo, parece Coca-Cola sem gás. É um rum que foi envelhecido por muito tempo, e geralmente tem um sabor mais forte e acentuado, com toques de melaço e da madeira. Também é o mais usado na culinária.

Spiced - Geralmente é um rum "carta oro" acrescido de temperos ou especiarias para adicionar mais sabores. Os mais caros são feitos assim, os mais baratos são apenas rum branco com corante de caramelo.

Flavored - Alguns fabricantes nunca perdem a mania de adicionar sabores às bebidas. Por isso não se espante se você encontrar por aí um rum com sabor de manga, laranja, frutas cítricas, côco ou limão. É o caso do infame Malibu, aquele da garrafinha branca que seu tio divorciado adora.

Premium - Assim como as bebidas com gosto artificial de frutas, também sempre vai existir um mercado para as bebidas caras e ultra-refinadas. É um rum artesanal, de pouca produção, feito com ingredientes da melhor qualidade, e bebido puro, sem misturar. Tipo assim um Anízio Santiago do rum.

Overproof - Esse é o famoso mata-capeta: ao invés dos tradicionais 40% de álcool que se encontra na maioria das bebidas, o rum overproof tem mais de 75%. Proof é uma unidade de medida de álcool em uma bebida, que equivale a aproximadamente 0.5% da concentração. O overproof mais famoso da atualidade é o Bacardi 151 (v. receita do drink Zombie).

Os Drinks...

Cuba Libre


Ingredientes:
4,0 cl Run Prata
10,0 cl Coca Cola
1 Fatia de Limão



PIÑA COLADA

- 1 dose de Rum
- 1 xícara(café) de suco de abacaxi
- 1 dose de leite de coco (ou Creme de Côco – neste caso não usar o açúcar}
- 1 colher (chá) de açúcar
- 4 pedras de gelo

Bater todos os ingredientes e servir em copo para long drink. Decorar com uma fatia de abacaxi e uma cereja.



MOJITO

Copo para “Long Drink”
4 partes de rum (claro)
2 partes de suco de limão
1 colher de sobremesa de açúcar
5 a 7 fôlhas de hortelã (eu gosto de colocar um galhinho)
algumas gôtas de Angostura (opcional)
Club soda

Juntar todos os ingredientes numa coqueteleira,macerar, adicionar gêlo picado.Chacoalhar bastante e transferir para o copo. Completar com club soda. Se você preferir pode coar.



Daiquiri


9 partes de Rum
4 partes de Suco de Limão
1 parte de Xarope de Goma

É só bater tudo com gelo na coqueteleira e mandar pra dentro, de preferência em uma taça de Martini.





Zombie


1 parte de Rum Branco / Plata
1 parte de Rum Amarelo / Oro
1 parte de Rum Preto / Dark
1 parte de Licor de Damasco
1 parte de Suco de Abacaxi
1 parte de Suco de Mamão
1/2 parte de Rum 151-proof (o famoso 75% de álcool)
Uma pitada de Grenadine

Misture tudo, exceto o Rum 151, em uma coqueteleira com gelo. Despeje no copo e complete com o rum 151. Se você quiser fazer uma presepada, e também tirar um pouco do álcool da bebida, dá para acender o drink com um isqueiro!


Finalizando:
claro que se vc for um bom pirata não vai se importar com os adicionais, pois o rum por si só supre qualquer necessidade para formar um bom drink.

E lembrem-se: nunca navegue após beber (e sim durante).


fontes: Drink Drinker e El Cabron

Nenhum comentário:

Postar um comentário